ENTREVISTA
BRASIL DE VINHOS.
Sommeliers brasileiros pelo mundo .
França
Clea Francisca De Paula
Baiana de São Gabriel, mora na França, Languedoc-Roussillon, em Portel-des-Corbières, onde tem seu próprio negócio, a agência Syrah.
Clea sempre quis estudar Psicologia, mas conta tudo mudou quando conheceu a Europa, há quase 20 anos. ”Descobri o mundo fascinante da Gastronomia e Vinicultura, algo que uma menina do Nordeste da Bahia nem imaginava existir”. O que veio depois foi uma avalanche de estudos e conhecimentos: formação pela ABS-SP, ainda no Brasil e depois, já na França faculdade de Sommellerie no Centre de Formation Professionnelle et de Promotion Agricole CFPPA DE Beaune Bourgogne, WSET 2 e Communication et œnotourisme na Ecole Supérieure du Vin Rivesaltes. Em paralelo, diversos trabalhos na área, entre eles com o produtor Gérard Bertrand no Languedoc, no Château l’hospitalet Wine Resort, em Narbonne. Clea também exerceu a função de Brand Ambassador da marca, principalmente no Brasil. Na sequência assumiu o posto de sommelière responsável pelo enoturismo e hospitalidade no Château de Lastours na apelação Corbières, no village Portel des Corbières, onde ficou até o final de 2023, até lançar seu negócio próprio, o projeto Syrah, uma agência de empregos e enoturismo que assessora profissionais que querem trabalhar na França de forma segura e legal.
“Sempre quis uma vida tranquila e discreta e França me deu isso, com oferta de trabalho farta para todos que têm vontade e coragem de trabalhar”, diz. ”Meu maior desafio e compromisso é encontrar o equilíbrio entre a minha essência de brasileira, positiva, alegre, sorridente, que pensa que tudo vai dar certo em comparação com a cultura francesa, que é bem mais fechada”, reflete. “Mas o simples fato de ser brasileira ajuda muito: os franceses são completamente apaixonados pelo Brasil e os brasileiros são muito bem vindos aqui na França”
Uma dica para quem quer seguir essa trajetória
A primeira coisa é sempre acreditar nos seus sonhos e seguir em frente. Eu sempre falo: se eu consegui chegar onde estou, que é exatamente onde eu gostaria de estar, qualquer um é capaz também de chegar onde quiser!
Sobre vinhos brasileiros
Tive o privilegio de ter um rótulo da vinícola Pizzato na carta de vinhos do Wine Bar no Touquet Paris Plage. Foi uma agradável surpresa, eu ainda não conhecia, mas tive muito orgulho de poder oferecer para os clientes franceses. Não trabalho com vinhos brasileiros atualmente porque estou em uma região vitivinícola, então só encontramos rótulos da região, coisa que é comum na França. Tenho poucas informações sobre os vinhos brasileiros, mas tento estar sempre conectada com as novidades e os avanços dos produtos do meu país. Sinto orgulho do que produzimos no Brasil.